segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Carta Aberta do Sócio nº 212 do GDRT

Já não é de agora, mas discordo completamente do emblema que representa o nosso Grupo Desportivo e Recreativo de Trandeiras, que os jogadores, semana após semana, envergam na sua camisola e que tem motivado inúmeras discussões.
Contudo, confesso que fiquei revoltado quando numa recente consulta que fazia na Internet a respeito do historial do nosso clube, me deparei com o nome do GDRT ligado a Casas, Filiais e Delegações do Sport Lisboa e Benfica. Será verdade? De facto, nunca ouvi que o GDRT tivesse uma ligação com esse clube, mas é fácil entender que tal possa ser inferido.
Penso que é urgente mudar! Não só pela possibilidade de confusão, mas também, e especialmente, pela necessidade de renovação e de identificação. Quero um GDRT com identidade própria, identificado por um símbolo que una e represente todos os Trandeirenses, contendo algo que facilmente nos identifique e não algo que é uma cópia, uma mera reprodução de algo banalizado e que nada diz à nossa terra, nem a representa, algo que representa, isso sim, a falta de criatividade e imaginação. É por isso que vos escrevo e vos peço que juntos consigamos renovar o símbolo do nosso GDRT, apelo aqui ao bom senso da Direcção, para que traga este assunto à próxima reunião geral do clube, ou então, se tal não for feito, para que nós sócios nos unamos e reunamos as assinaturas necessárias para convocar uma reunião geral extraordinária para debater e resolver este assunto.
Abraços Trandeirenses
Sócio 212

Aqui fica o link da revolta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Casas,_filiais_e_delega%C3%A7%C3%B5es_do_Sport_Lisboa_e_Benfica

20 comentários:

Anónimo disse...

Esta-se mesmo a ver que este sócio numero 212 se não estou errado tem muita dor de coto. Porque o simblo que não é igual mas paracido com o do BENFICA. Pois bem eu agora pergunto porque com o do BENFICA e não com o do SANTA CLARA? Para mim é um orgulho o simbulo do clube da nossa freguesia ser parecido com o do BENFICA pois bem estamos a falar de um clube enorme.Mas mudando de assunto quando se falou em começar novamente com o clube foi continuar com o que ja existia e não destruir o que nossos pais e avôs fizeram por este clube. eu como sócio deste clube fantastico sou contra esta opção que meia duzia de sócios querem fazer.

Lima disse...

Eu vim jogar para o Trandeiras por causa do Símbulo... looool.

Assinado
Sócio n.º (ainda não me deram o cartão, logo não será possivel divulgar o número)

weasel disse...

Meus caros, parece-me que estão a ver o contrário da coisa... O Que está em causa não é ser o símbolo do benfica, ou do Santa Clara, ou até se fosse o do Porto, ou o do Braga, não importa qual o símbolo, a verdade é que a cópia é, por acaso, do benfica - mas fosse qual fosse a discussão era a mesma...
O que está em causa é a identidade do clube e das suas gentes.
Nem, tão pouco, está em causa destruir o que os pais e avós fizeram pelo clube. O que eles fizeram de bem, continuará a perdurar na memória.
O que se discute é a pertinência do actual símbolo que não representa o clube, nem as suas gentes. O símbolo não pode ser uma cópia seja do que for, seja um grande clube ou não... Porque, a fazer fé nas palavras do Anónimo, se o símbolo fosse parecido com o de um clube pequeno ou sem expressão, já não sentia orgulho nele...
A verdade é que os elementos que estão nos símbolos dos clubes com identidade, têm significado no contexto desses clubes e da sua história. Que importância e significado tem a roda de bicicleta para nós? Que significado e importância tem o slogan em latim? Que importância e significado tem a águia?
Esta é uma questão de identidade e pertença! O símbolo deve ser original e representativo das gentes, não uma cópia ou imitação barata do que quer que seja. O símbolo actual só me transmite que não há criatividade, pensamento próprio, identidade das gentes de Trandeiras e do GDRT.
Ricardo Lopes

Anónimo disse...

Não parece, como tu o disses-te ninguem quer destruir o que os pais e avôs fizeram. Pois bem,se querem mudar o simbolo estão a querer destruir o que os nossos pais e avôs esculheram na altura para representar o nosso clube. Essas pessoas que alguns são jogadores deveriam preocupar-se em jogar futubol em vez de pensarem no simbolo.


































































































































































































































































































































estas enganado e a enganar o resto dos sócios. Quando à assembleia do clube, o tema do símbolo é sempre alvo de discusão

weasel disse...

Eu penso é que a decisão de mudar o símbolo/emblema é pertinente e actual e deve ser discutida. Não é o facto de algo estar feito, consumado há muito tempo, que torna isso imutável! A escolha pode não ter sido a mais acertada, a escolha pode já não representar o GDRT ou os seus adeptos, uma vez que o mundo e que o rodeia não está estático.
Por isso, o que me parece é que a discussão tem sentido e deve ser feita... Deve ouvir-se e respeitar-se as diferentes opiniões e, caso a maioria assim decida, deve optar-se pela mudança, ou não...
Não vejo uma mudança de símbolo/emblema como destruir o que foi construido, apenas a transformação/evolução natural das coisas, se assim se entender.

Por isso, não vejo porque não discutir este assunto numa próxima assembleia.

Ricardo Lopes.

Anónimo disse...

Em 1º,e já não é de agora,acho este tema muito pertinente e a muito que já se deveria ter debatido...
EU tenho a mesma opinião do Weasel e do sócio que escreveu a carta...Gostava que o nosso clube tivesse um símbolo que identifica se a nossa terra e as nossas gentes,não um símbolo copiado,seja ele de que clube for só porque esse clube é grande e por acaso ate é o qual apoiamos...
Quanto a historia dos nossos pais e avôs,é mesmo isso,uma historia..Se não vejamos,grande parte dos clubes alteraram os seus símbolos ao longo dos anos,inclusive o benfica ao qual fomos copiar o nosso,se não acreditam pesquisem.E acho que eles não se esqueceram dos seus fundadores,e como eles o sporting,o chelsea,o braga e tantos clubes por ai fora...
Sem querer desrespeitar os nossos "pais",fomos nos que fizemos renascer este clube por isso também temos uma palavra a dizer..
Mas para mim,e essas pessoas ate podem jurar a pés juntos,eles só não querem mudar de símbolo porque o que esta e o do seu clube do coração...se o nosso fosse igual ao do sporting,porto,braga ou carcavelinhos de certeza absoluta que eram os primeiros a querer mudar e a esquecerem se dos seus queridos "pais"...

P.S. ao senhor anonimo,ou anonima como assinou no post do ultimo jogo,so tenho uma coisa a dizer,nao tenhas medo se assinar o teu nome,as tuas opinioes vao ser mais respeitadas de certeza...So se,e acredito que seja isso, for muito mais facil bater nas costas e "fazer" parte das coisas pela frente e descarregar a azia e as frustraçoes atrás de um monitor...

FORÇA TRANDEIRAS!!

ass. Pedro Casillas

Anónimo disse...

Neste blog sobre este asunto só falam os que estão presentes na assembleia e que querem mudar o simbolo o resto dos sócios não falam. Mas para vós se o vosso problema é o simbolo ter a AGUIA DEPENADA como o dizeis, tirais a aguia e podeis por uma galinha, corvo, galo, falcão ou então a torre da igreja.

Anónimo disse...

Acho um enorme disparate o facto de trazerem este assunto á baila, ainda por cima neste "timming" do campeonato. O clube preocupado com os resultados e o problema agora é o simbolo? Ou será que por causa disso os jogadores nao dao o maximo e so com um novo simbolo é que la vai? É este o problema?

Quanto a este assunto eu apenas acho que é "matar" o clube. O simbolo é a marca, a identificação do clube e muda-lo pra mim é acabar com o que ja existe, nao enovar ou renovar como dizem. E nao é por este simbolo parecer com este ou com aquele que deixa de identificar o GDRT. Se nao, quando vêm um jogo da 2ª divisão série C da Federação de Braga que tenha este simbolo, o clube que vem á cabeça é o GDRT e nao outro qualquer.

É verdade que fomos nós agora que renascemos o clube, mas ele ja tinha sido criado (e ja tinha simbolo), se não porque referem que ja sao 30 anos e viemos homenagear os fundadores....e logo a seguir querem mudar a alma, a marca, o simbolo que ja havia?? Pra isso nao digam que é o GDRT, mudemm de nome, criem outro clube, pois este ja tinha a sua identidade.
É como queriam tambem mudar a cor da camisola, pois diziam que as cores da freguesia nao eram vermelha/braca, mas sim azul/amarela. Será possivel que nao entendem nem conseguem dividir as coisas?? Uma coisa é o GDRT, outra coisa é a freguesia de trandeiras. O GDRT é uma instituiçao, assim como os escuteiros por exemplo, que o que têm em comum é serem desta freguesia, não que tenham que se reger pelas cores da freguesia, pois quem o fundou decidiu que eram aquelas a que queria, sao coisas independentes. Se nao porque é que as camisas dos escuteiros nao sao da cor da freguesia?? (porque se calhar a instituição é uma coisa que nao é de trandeiras, simplesmente existe um grupo em trandeias). Se nao digam-me por exemplo qual é a cor de Lisboa? vemelho? verde? azul? branco? Isto para dizer que as cores sao dos clubes, nao dos locais (freguesias,cidades)onde estao localizados. E o mesmo podemos dizer do simbolo, ESTE É DO CLUBE, NAO DA FREGUESIA. E uma vez que ja possui um (que nos ultimos 30 anos foi a cara do clube) penso ser de uma tremenda falta de carácter e respeito querer altera-lo. Como disse se é essa a intenção, então o melhor mesmo é acabar com o GDRT e criarem outro clube com outro nome e com o símbolo desejado, pois ou menos o clube acaba como começou, com identidade.

E ao dizerem que que querem um símbolo que identifique as nossas gentes.....o quê por exemplo? Uma sachola? um engaço? a igreja? A poça da bácora? as alminhas? É isto que identifica a freguesia??? Ou seria apenas um símbolo recriado por alguém da freguesia e já está tudo resolvido???
E como disse o clube é uma coisa, a freguesia é outra, se não usariam o símbolo da freguesia por exemplo.

Acho um disparate pensarem nisso, e tenho de concordar (pois é o que oiço por aí, e o que mais parece) que quem pensa neste alteração sao aquelas pessoas que nao tecem nenhum agrado (para nao dizer ódio) por o simbolo parecer com o do benfica. Mas este nao é igual, tem diferenças, o que o torna apenas o simbolo do GDRT.

Sou sócio desde que o clube renasceu, e joguei durante 6 anos, e apenas exponho a minha opiniao, que vale o que vale. Se este simbolo for mudado, eu deixarei de me identificar com o clube e ponho fim a qualquer participaçao tanto nos jogos, como socio, como na ajuda que tenho mantido no clube. Acho que o GDRT precisa de tudo, menos disto.

Tenho dito!

Sócio n.º

Anónimo disse...

Acho um enorme disparate o facto de trazerem este assunto á baila, ainda por cima neste "timming" do campeonato. O clube preocupado com os resultados e o problema agora é o simbolo? Ou será que por causa disso os jogadores nao dao o maximo e so com um novo simbolo é que la vai? É este o problema?

Quanto a este assunto eu apenas acho que é "matar" o clube. O simbolo é a marca, a identificação do clube e muda-lo pra mim é acabar com o que ja existe, nao enovar ou renovar como dizem. E nao é por este simbolo parecer com este ou com aquele que deixa de identificar o GDRT. Se nao, quando vêm um jogo da 2ª divisão série C da Federação de Braga que tenha este simbolo, o clube que vem á cabeça é o GDRT e nao outro qualquer.

É verdade que fomos nós agora que renascemos o clube, mas ele ja tinha sido criado (e ja tinha simbolo), se não porque referem que ja sao 30 anos e viemos homenagear os fundadores....e logo a seguir querem mudar a alma, a marca, o simbolo que ja havia?? Pra isso nao digam que é o GDRT, mudemm de nome, criem outro clube, pois este ja tinha a sua identidade.
É como queriam tambem mudar a cor da camisola, pois diziam que as cores da freguesia nao eram vermelha/braca, mas sim azul/amarela. Será possivel que nao entendem nem conseguem dividir as coisas?? Uma coisa é o GDRT, outra coisa é a freguesia de trandeiras. O GDRT é uma instituiçao, assim como os escuteiros por exemplo, que o que têm em comum é serem desta freguesia, não que tenham que se reger pelas cores da freguesia, pois quem o fundou decidiu que eram aquelas a que queria, sao coisas independentes. Se nao porque é que as camisas dos escuteiros nao sao da cor da freguesia?? (porque se calhar a instituição é uma coisa que nao é de trandeiras, simplesmente existe um grupo em trandeias). Se nao digam-me por exemplo qual é a cor de Lisboa? vemelho? verde? azul? branco? Isto para dizer que as cores sao dos clubes, nao dos locais (freguesias,cidades)onde estao localizados. E o mesmo podemos dizer do simbolo, ESTE É DO CLUBE, NAO DA FREGUESIA. E uma vez que ja possui um (que nos ultimos 30 anos foi a cara do clube) penso ser de uma tremenda falta de carácter e respeito querer altera-lo. Como disse se é essa a intenção, então o melhor mesmo é acabar com o GDRT e criarem outro clube com outro nome e com o símbolo desejado, pois ou menos o clube acaba como começou, com identidade.

E ao dizerem que que querem um símbolo que identifique as nossas gentes.....o quê por exemplo? Uma sachola? um engaço? a igreja? A poça da bácora? as alminhas? É isto que identifica a freguesia??? Ou seria apenas um símbolo recriado por alguém da freguesia e já está tudo resolvido???
E como disse o clube é uma coisa, a freguesia é outra, se não usariam o símbolo da freguesia por exemplo.

Acho um disparate pensarem nisso, e tenho de concordar (pois é o que oiço por aí, e o que mais parece) que quem pensa neste alteração sao aquelas pessoas que nao tecem nenhum agrado (para nao dizer ódio) por o simbolo parecer com o do benfica. Mas este nao é igual, tem diferenças, o que o torna apenas o simbolo do GDRT.

Sou sócio desde que o clube renasceu, e joguei durante 6 anos, e apenas exponho a minha opiniao, que vale o que vale. Se este simbolo for mudado, eu deixarei de me identificar com o clube e ponho fim a qualquer participaçao tanto nos jogos, como socio, como na ajuda que tenho mantido no clube. Acho que o GDRT precisa de tudo, menos disto.

Tenho dito!

Sócio n.º

Anónimo disse...

Acho um enorme disparate o facto de trazerem este assunto á baila, ainda por cima neste "timming" do campeonato. O clube preocupado com os resultados e o problema agora é o simbolo? Ou será que por causa disso os jogadores nao dao o maximo e so com um novo simbolo é que la vai? É este o problema?

Quanto a este assunto eu apenas acho que é "matar" o clube. O simbolo é a marca, a identificação do clube e muda-lo pra mim é acabar com o que ja existe, nao enovar ou renovar como dizem. E nao é por este simbolo parecer com este ou com aquele que deixa de identificar o GDRT. Se nao, quando vêm um jogo da 2ª divisão série C da Federação de Braga que tenha este simbolo, o clube que vem á cabeça é o GDRT e nao outro qualquer.

É verdade que fomos nós agora que renascemos o clube, mas ele ja tinha sido criado (e ja tinha simbolo), se não porque referem que ja sao 30 anos e viemos homenagear os fundadores....e logo a seguir querem mudar a alma, a marca, o simbolo que ja havia?? Pra isso nao digam que é o GDRT, mudemm de nome, criem outro clube, pois este ja tinha a sua identidade.
É como queriam tambem mudar a cor da camisola, pois diziam que as cores da freguesia nao eram vermelha/braca, mas sim azul/amarela. Será possivel que nao entendem nem conseguem dividir as coisas?? Uma coisa é o GDRT, outra coisa é a freguesia de trandeiras. O GDRT é uma instituiçao, assim como os escuteiros por exemplo, que o que têm em comum é serem desta freguesia, não que tenham que se reger pelas cores da freguesia, pois quem o fundou decidiu que eram aquelas a que queria, sao coisas independentes. Se nao porque é que as camisas dos escuteiros nao sao da cor da freguesia?? (porque se calhar a instituição é uma coisa que nao é de trandeiras, simplesmente existe um grupo em trandeias). Se nao digam-me por exemplo qual é a cor de Lisboa? vemelho? verde? azul? branco? Isto para dizer que as cores sao dos clubes, nao dos locais (freguesias,cidades)onde estao localizados. E o mesmo podemos dizer do simbolo, ESTE É DO CLUBE, NAO DA FREGUESIA. E uma vez que ja possui um (que nos ultimos 30 anos foi a cara do clube) penso ser de uma tremenda falta de carácter e respeito querer altera-lo. Como disse se é essa a intenção, então o melhor mesmo é acabar com o GDRT e criarem outro clube com outro nome e com o símbolo desejado, pois ou menos o clube acaba como começou, com identidade.

E ao dizerem que que querem um símbolo que identifique as nossas gentes.....o quê por exemplo? Uma sachola? um engaço? a igreja? A poça da bácora? as alminhas? É isto que identifica a freguesia??? Ou seria apenas um símbolo recriado por alguém da freguesia e já está tudo resolvido???
E como disse o clube é uma coisa, a freguesia é outra, se não usariam o símbolo da freguesia por exemplo.

Acho um disparate pensarem nisso, e tenho de concordar (pois é o que oiço por aí, e o que mais parece) que quem pensa neste alteração sao aquelas pessoas que nao tecem nenhum agrado (para nao dizer ódio) por o simbolo parecer com o do benfica. Mas este nao é igual, tem diferenças, o que o torna apenas o simbolo do GDRT.

Sou sócio desde que o clube renasceu, e joguei durante 6 anos, e apenas exponho a minha opiniao, que vale o que vale. Se este simbolo for mudado, eu deixarei de me identificar com o clube e ponho fim a qualquer participaçao tanto nos jogos, como socio, como na ajuda que tenho mantido no clube. Acho que o GDRT precisa de tudo, menos disto.

Tenho dito!

Sócio n.º

Anónimo disse...

Por lapso postei 3 vezes o mesmo comentário. peço ao administrador do blog, caso esteja de acordo, o favor de apagar 2 deles.

Peço desculpa

weasel disse...

Ola,
Gostaria de deixar só uma ou outra ideia.

Esta esta altura é tão pertinente para discutir este assunto como outra. Ou há um timming definido nos estatutos, ou outro lado qualquer, que defina qual o momento para o fazer. Isso são argumentos de quem não quer discutir e falar certos assuntos.

Quanto à ideia que mudar o símbolo é "matar" o clube não colhe! E embora respeitando a opinião (e respeitá-la é também não a caracterizar como um "disparate") não concordo com ela. Já tive oportunidade de enumerar as razões pelas quais defendo a mudança de símbolo, mas a principal prende-se naturalmente com identidade.
Alguém (infelizmente ainda há quem tenha receio(?), vergonha(?), insegurança(?) para dar a cara pelo que diz) disse bem que o clube não é o mesmo que a freguesia. Concordo plenamente, mas é igualmente verdade que o clube está ligado à freguesia.
Quanto à referência feita aos escuteiros, não se misturem alhos com bugalhos, principalmente ao nível de simbologia e uniforme. O CNE (ou AEP)é uma associação nacional, que tem depois grupos filiados espalhados pelo país. Nesse sentido existe apenas um único símbolo que representa todos e um uniforme que identifica todos, como se fossem apenas um. E isso ajuda a compreender aquilo que eu penso, ter um símbolo copiado por outro, identifica-nos com esse outro (volto a frisar que, quanto a mim, não está em causa ser o SLB, tanto podia ser qualquer outro) e não connosco próprios.

Em relação ao símbolo que poderia ser assumido, não te sei, especificamente, dizer o que seria, até porque isso seria a discussão seguinte. Mas naturalmente teria de ser algo que nos identificasse como GDRT, por muito simples ou usual que te pudesse parecer...

E então o teu ultimato, revela muito sobre ti... "Ou fica como está ou bato com a porta!" Tenho pena que penses assim e isso mostra que estás com o clube e gostas dele tal como eu gosto de um prato de favas!
Se este assunto fosse discutido e votado numa assembleia e se a maioria decidisse mudar já não apoiavas o GDRT? Desculpa lá, mas isto, quando muito, é incoerente!
É um assunto que deve ser discutido com cuidado e afastado de qualquer "amor/ódio" clubistíco e que deve ser decidido pelos associados. Não deve ser motivo de desistências ou baixar de braços...

Ricardo Lopes.

weasel disse...

[só para terminar]

Em relação ao símbolo que poderia ser assumido, não te sei, especificamente, dizer o que seria, até porque isso seria a discussão seguinte. Mas naturalmente teria de ser algo que nos identificasse como GDRT, por muito simples ou usual que te pudesse parecer...

E então o teu ultimato, revela muito sobre ti... "Ou fica como está ou bato com a porta!" Tenho pena que penses assim e isso mostra que estás com o clube e gostas dele tal como eu gosto de um prato de favas!
Se este assunto fosse discutido e votado numa assembleia e se a maioria decidisse mudar já não apoiavas o GDRT? Desculpa lá, mas isto, quando muito, é incoerente!
É um assunto que deve ser discutido com cuidado e afastado de qualquer "amor/ódio" clubistíco e que deve ser decidido pelos associados. Não deve ser motivo de desistências ou baixar de braços...

Ricardo Lopes.

Soda disse...

Estou a ver que isto vai aqui com uma pica, que até parece o torneio inter lugares:-).Antes de mais pesso(sou mais um) aos anónimos para que ponham o nome, eu sei que é benfiquista e eu também o sou mas não à que ter medo de mustrar a cara. A este anónimo tenho lhe a dar rarão, e acrescento uma coisas que ele se esqueceu, é que no novo símbolo do trandeiras deveria ser não a poça da bacura as alminhas ect... mas sim o barracão, pois o barracão é um grande simbolo da freguesia de trandeiras.

Anónimo disse...

Boas... acho que o símbolo ideal eram umas garrafas de cerveja e umas bifanas porque a julgar pelas barrigas de alguns jogadores e adeptos (no qual me começo a incluir) isso era muito mais identificativo com as gentes da freguesia que gostam de um bom repasto....:):)
Até vou desde já começar um abaixo assinado por isso...:)


Alberto Luis Faria da Silva
sócio nº..... (esqueci-me do nº peço desculpa mas tenho as quotas pagas.. perguntem ao Ganso que ele confirma...:))

Anónimo disse...

Esqueci-me também de mencionar o facto de que acho que o GDRT deve apostar também na descida da águia da cobertura da bancada até ao centro do relvado.. É aproveitar agora que o Barnabé se chateou que está em saldo...:):)
E o Mota poderia ser o tratador encarregue da descida... Certamente ele não se importa....

Anónimo disse...

só pra dizer que a última sugestão tb foi minha... não vá alguém querer roubar a ideia..:)

Berto disse...

duas vezes seguidas que esqueci o nome... é a idade...

David Sócio nº104 disse...

Sou simpatizante do Benfica mas isso não me impede de concordar com a ideia de que era muito mais bonito termos um simbolo que não fosse uma cópia de nada. Qual o simbolo a adoptar? ora aí está algo que todos os que gostam do GDRT podiam começar a pensar. Com tantos anónimos cheios de imaginação de certeza que não vão faltar ideias.
Um bom Natal para todos os sócios e simpatizantes do GDRT e para toda a freguesia de Tandeiras. E já agora bom Natal para todos os anónimos que deixam as suas opinioes neste blog.
Força Miguel um abraço e um bom Natal também para ti e para os teus!

Anónimo disse...

http://prixviagrageneriquefrance.net/ viagra acheter
http://commanderviagragenerique.net/ viagra generique
http://viagracomprargenericoespana.net/ generico viagra
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ viagra generico